sábado, 16 de abril de 2011

Falar...


Normalmente não sou de guardar sentimentos, emoções... Não tenho muitas papas na língua, então sempre acabo dizendo o que penso.

E há algum tempo andava precisando falar algumas coisas que vinham me impedindo de seguir em frente, em alguns aspectos... Mas confesso que havia uma pontinha de covardia em liberar tais pensamentos.

Hoje vou só deixar uma crônica da incrível Martha Medeiros, que está no livro "Doidas e Santas". Eu acho que está crônica fala muito do que penso, e confesso que a leio repetidamente todas as noites.



Falar - Martha Medeiros

JÁ FUI DE ESCONDER O QUE SENTIA, E sofri com isso.

Hoje não escondo nada do que sinto e penso, e às vezes também sofro com isso, mas ao menos não compactuo mais com um tipo de silêncio nocivo: o silêncio que tortura o outro, que confunde, o silêncio a fim de manter o poder num relacionamento.

Assisti ao filme "Mentiras sinceras" com uma pontinha de decepção - os comentários haviam sido ótimos, porém a contenção inglesa do filme me irritou um pouco - mas, nos momentos finais, uma cena aparentemente simples redimiu minha frustração.

Embaixo de um guarda-chuva, numa noite fria e molhada, um homem diz para uma mulher o que ela sempre precisou ouvir. E eu pensei: "como é fácil libertar uma pessoa de seus fantasmas e, libertando-a, abrir uma possibilidade de tê-la de volta, mais inteira. "

Falar o que se sente é considerado uma fraqueza. Ao sermos absolutamente sinceros, a vulnerabilidade se instala. Perde-se o mistério que nos veste tão bem, ficamos nus.

E não é este tipo de nudez que nos atrai. Se a verdade pode parecer perturbadora para quem fala, é extremamente libertadora para quem ouve. É como se uma mão gigantesca varresse num segundo todas as nossas dúvidas. Finalmente se sabe.

Mas sabe-se o quê? O que todos nós, no fundo, queremos saber: se somos amados. Tão banal, não?

E no entanto esta banalidade é fomentadora das maiores carências, de traumas que nos aleijam, nos paralisam e nos afastam das pessoas que nos são mais caras.

Por que a dificuldade de dizer para alguém o quanto ele é - ou foi - importante? Dizer não como recurso de sedução, mas como um ato de generosidade, dizer sem esperar nada em troca. Dizer, simplesmente.

A maioria das relações - entre amantes, entre pais e filhos, e mesmo entre amigos - ampara-se em mentiras parciais e verdades pela metade.

Pode-se passar anos ao lado de alguém falando coisas inteligentíssimas, citando poemas, esbanjando presença de espírito, sem alcançar a delicadeza de uma declaração genuína e libertadora: dar ao outro uma certeza e, com a certeza, a liberdade.

Parece que só conseguiremos manter as pessoas ao nosso lado se elas não souberem tudo. Ou, ao menos, se não souberem o essencial.

E assim, através da manipulação, a relação passa a ficar doentia, inquieta, frágil. Em vez de uma vida a dois, passa-se a ter uma sobrevida a dois.

Deixar o outro inseguro é uma maneira de prendê-lo a nós - e este "a nós" inspira um providencial duplo sentido. Mesmo que ele tente se libertar, estará amarrado aos pontos de interrogação que colecionou.

Somos sádicos e avaros ao economizar nossos "eu te perdôo", "eu te compreendo", "eu te aceito como és" e o nosso mais profundo "eu te amo" - não o "eu te amo" dito às pressas no final de uma ligação telefônica, por força do hábito, e sim o "eu te amo" que significa: "seja feliz da maneira que você escolher, meu sentimento permanecerá o mesmo".

Libertar uma pessoa pode levar menos de um minuto. Oprimi-la é trabalho para uma vida. Mais que as mentiras, o silêncio é que é a verdadeira arma letal das relações humanas.

domingo, 10 de abril de 2011

Desabafo de uma mãe solteira!! =)

Tem dias que sair com a pequena no colo, mais a
minha bolsa, as bolsas dela, colocar tudo no carro e ainda ter que coordenar o guarda chuvas pra ela não se molhar... confesso que não é fácil! E tem dias que eu canso de verdade... As vezes só queria chegar no fim do dia, deitar e apagar ou sentar e chorar. Mas nem da tempo, tenho muita coisa pra organizar pro outro dia antes de ir dormir.
Lá em casa a "vida" começa cedo... E junto com ela toda a minha rotina!
A Valentina ainda mama no seio, então não consigo dormir direito. Preciso descobrir o que fazer pra ela parar de mamar de madrugada, afinal ela ja tem 7 meses. Eu achei que nessa fase ela ja ia dormir toda a noite.
Tá é verdade que ela nem acorda pra mamar, ela ja vem "farejando" procurando o seio e nem precisa abrir os olhinhos pra encontrar!
As vezes penso, que as mães mais "normais"... hehehe... ou seja as que tem o marido junto, devem pelo menos poder tomar um banho descansadas, enquanto eu tomo banho cantando "Que o sapo não lava o pé"... hahahaha... Com a Valentina dentro do banheiro me olhando o tempo todo.
Gente não é fácil... De verdade!
Sinto um pouco a falta de algumas coisas da vida de antes... Sinto falta de alguma festa de vez em quando, ou de ir ao cinema, ou de fazer qualquer coisa na rua de noite. Por que todas as minhas noites são iguaizinhas!
Mas não me arrependo das minhas escolhas... Apesar de todas as noites serem iguais, sempre há alguma novidade.... uma careta nova, uma brincadeira nova... Minha filha está crescendo a cada dia mais linda, mais tranquila e mais esperta. Meu orgulho é o sorriso que ela sempre traz no rosto, a calma e a alegria dela diariamente, desde quando acorda até a hora que vai dormir. Acho que ela sabe o quanto amamos ela, o quanto eu me esforço e faço tudo por ela e vai crescer sabendo disso.
Alem de todo o amor do pai, das avós, dos tios, tias e primos.
Meu trabalho está bem legal...
Acho que eu só precisava de um amor. quer dizer um amor retribuído...
E no mais... eu vou dando um jeito.
Modéstia a parte...
Quando passa a vontade de sentar e chorar, me sinto praticamente a mulher maravilha!